Residencial/Predial

O objetivo deste Tópico é fornecer ferramentas para a leitura e interpretação de projetos elétricos, bem como a execução das instalações de baixa-tensão de luz e força. É imprescindível que o projetista ou o instalador saibam onde se situa a sua instalação dentro de um sistema elétrico mais complexo, a partir do gerador, até os pontos de utilização em baixa-tensão.

As instalações elétricas de baixa-tensão são regulamentadas pela norma NBR-5410, da ABNT que estabelece a tensão de 1000 volts como o limite para a baixa-tensão em corrente alternada e de 1500 volts para a corrente contínua. A freqüência máxima para aplicação desta norma é de 10 KHz.

A fim de visualizarem melhor onde se situam as nossas instalações residenciais e comerciais dentro de um sistema elétrico, precisam conhecer os componentes do mesmo, desde a estação geradora até os consumidores de baixa-tensão. Deste modo, compreendemos facilmente as diferentes transformações de tensões, desde o gerador até nossa residência, e particularmente, as instalações internas residenciais e comerciais.

Assim sendo transmitiremos através desta os conhecimentos necessários para a execução das instalações, bem como o dimencionamento adequado da condução e proteção dos circuitos elétricos, mas devemos ressaltar a necessidade de proteção adequada do profissional que executará tal tarefa, trabalhando sempre com as ferramentas e EPI’s necessárias a sua segurança.