domingo, 27 de junho de 2010

Dispositivo Diferencial Residual - DR

A Norma NBR 5410/97 da ABNT determina que devem ser utilizados os Dispositivos Diferenciais Residuais – DR de alta sensibilidade (corrente diferencial residual igual ou inferior a 30 mA), com o objetivo de proteger as pessoas e animais domésticos contra os choques elétricos (ver subitem 4.2.4 página 94), nos seguintes circuitos elétricos de uma residência:

• Circuitos que sirvam a pontos situados em locais contendo banheira ou chuveiro;

• Circuitos que alimentam tomadas de corrente situadas em áreas externas à edificação;

• Circuitos de tomadas situadas em cozinhas, copa/cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e em geral, em todo local interno/externo molhado em uso normal ou sujeito a lavagens.

Os Dispositivos Diferenciais Residuais - DR são equipamentos que têm o objetivo de garantir a qualidade da instalação, pois esses dispositivos não admitem correntes de fugas elevadas, protegendo as pessoas e animais domésticos contra os choques elétricos e por outro lado, e conseqüentemente, economiza energia nas instalações elétricas.
A proteção dos circuitos por DR pode ser realizada individualmente ou por gruposde circuitos.

As condições gerais de instalação devem obedecer às prescrições descritas a seguir:

a) Os dispositivos DR devem garantir o seccionamento de todos os condutores vivos do circuito protegido;

b) O circuito magnético dos dispositivos DR deve envolver todos os condutores vivos do circuito, inclusive o Neutro. Por outro lado, o Condutor de Proteção (PE) correspondente deve passar exteriormente ao circuito magnético. Os condutores de Proteção (PE) não podem ser seccionados ;

c) Os dispositivos DR devem ser selecionados e os circuitos elétricos divididos de forma tal que, as correntes de fuga para a terra, susceptíveis de circular durante o funcionamento normal das cargas alimentadas, não possam provocar aatuação desnecessária do dispositivo.

As sensibilidades do DR’s são de 30 mA, 300 mA e 500 mA.

Os de 30 mA são chamados de alta sensibilidade e protegem as pessoas e animais contra choques elétricos.

Os DR’s de sensibilidades de 300 mA e 500 mA, protegem as instalações contra fugas de correntes excessivas e incêndios de origem elétrica.Os DR’s podem ser de acordo com suas funções:

Disjuntores Diferenciais Residuais – DDR
São dispositivos que têm o objetivo de proteger contra sobrecargas, curtoscircuitos, fugas de corrente, choque elétrico, etc.

Esses equipamentos possuem disjuntores acoplados ao Diferencial fazendo também, a proteção contra sobrecargas e curtos-circuitos das instalações elétricas.




Interruptores Diferenciais Residuais – IDR

São dispositivos que têm o objetivo somente de proteger contra as fugas decorrente, choques elétricos etc. Como não possuem disjuntores acoplados, não protegem contra sobre correntes. Neste caso é necessária a utilização de disjuntores em série para completar a proteção.







Nota: Para verificar se o dispositivo DDR e/ou IDR está instalado e em perfeito funcionamento, acione o botão “teste”.

• Se o DR desligar, significa que ele e a instalação estão em perfeita condição de uso.

• Se o DR não desligar, significa que algo esta errado: ele pode estar com defeito, instalado incorretamente, etc. Neste caso deve-se procurar identificar o defeito.