· Fusível de comando queimado;
· Relé térmico desarmado;
· Comando interrompido;
· Bobina queimada: - Por sobretensão;
- Ligada em tensão errada;
- Queda de tensão (principalmente em CC );
2. Contator não desliga
o Linhas de comando longas ( efeito de colamento capacitivo )
o Contatos soldados:
– corrente de ligação elevada (por exemplo, comutação de transformadores a vazio);
- ligação em curto circuito;
- comutação estrela/triângulo defeituosa.
3. Contator desliga involuntariamente
o Queda de tensão fortes por oscilação da rede ou devido a operação de religadores.
4. Faiscamento excessivo
o Instabilidade da tensão de comando;
o Regulação pobre da fonte;
o Linhas extensas e de pequena seção;
o Corrente de partida muito altas;
o Subdimensionamento do transformador de comando com diversos contatores operando simultaneamente.
5. Fornecimento irregular de comando
o Botoeiras com defeito;
o Fins de curso com defeito.
6. Contator zumbe ( ruído )
o Corpo estranho no entreferro;
o Anel de curto circuito quebrado;
o Bobina com tensão ou freqüência errada;
o Superfície dos núcleos móvel e fixo sujas ou oxidadas, especialmente após longas paradas;
o Oscilação de tensão ou freqüência no circuito de comando;
o Quedas de tensão durante a partida de motores.
7. Relé atuou
o Relé inadequado ou mal regulado;
o Tempo de partida muito longo;
o Freqüência de ligações muito alta;
o Sobrecarga no eixo do motor;
o Falta de fase;
o Rotor do motor bloqueado/travado.
8. Bimetais azulados, recozidos ou resistência de aquecimento queimada
o Sobrecarga muito elevada;
o Fusível superdimensionados;
o Queda de uma fase (motor zumbe);
o Elevado torque resistente (motor bloqueia);
o Curto circuito.