quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Padrão de Tomadas no Mundo



Parece besteira, apenas um simples detalhe. Ainda mais diante da empolgação e da expectativa que envolvem a preparação de uma viagem. Mas quem já passou pela desagradável experiência de não conseguir carregar a bateria da máquina fotográfica por incompatibilidade entre plugue e tomada sabe o transtorno que isso causa. Para evitar contratempos com os eletrônicos mundo afora, há duas opções: levar na mala um adaptador universal confiável ou comprar um específico para o país a ser visitado.
Mas um lembrete: se um adaptador ou conversor de tensão for mesmo necessário, é bom providenciá-los ainda no Brasil, pois pode ser complicado encontrar o produto quando já estiver em seu destino. Confira a seguir os diferentes tipos de tomada utilizados pelo mundo.

Padrão nacional

Não é preciso ir ao exterior para ter dificuldades para conectar eletrônicos, pois o que não falta no Brasil é variedade de plugues e tomadas – há mais de 10 tipos diferentes. No entanto, a nova padronização estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi oficializada no início de 2010. Agora, o País só produz dois modelos básicos de plugues: com dois pinos (bipolar) ou três (bipolar com aterramento). Já as tomadas ganharam forma de hexágono, ligeiramente rebaixadas, para evitar choques.



Europa (europlug)

É o modelo encontrado na maioria dos países europeus.

França e Bélgica

Apresenta um pino para aterramento na própria saída.


Reino Unido e Irlanda

Esta saída é famosa por ser considerada a mais segura do mundo.


Itália

Para sorte do turista, europlugs se encaixam perfeitamente.

Estados Unidos, Canadá e Japão

Os dois pinos retangulares têm espessuras distintas.


Austrália e Nova Zelândia

Plugues com dois ou três pinos inclinados se conectam à saída.


Argentina

Apesar de semelhante, tem tamanho diferente da tomada da Austrália e Nova Zelândia.


Fique de olho também na tensão

Quem leva na bagagem secador de cabelo, chapinha ou ferro de passar roupa deve redobrar a atenção. Esses eletrônicos normalmente funcionam com uma só tensão e corre-se o risco de ver fumaça saindo do aparelho caso não seja verificado antes o sistema adotado no destino. Em caso de tensão incompatível, será preciso usar um conversor. Eletrônicos recarregáveis, como laptops, câmeras fotográficas e telefones celulares, geralmente são bivolt, uma preocupação a menos.

No Brasil

Dependendo do Estado brasileiro, a tensão é diferente. Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo adotam o padrão 110 V. Mesmo assim, algumas cidades paulistas e fluminenses optaram por 220 V. Nas capitais, é comum encontrar tomadas 110 V e 220 V. Basta usar a certa para evitar problemas. Os demais Estados ficam em 220 V.

Em outras regiões do mundo

Na América do Sul, a maioria dos países utiliza 220 V, mas há exceções: Colômbia e Equador adotam 120 V. Já na América do Norte,EUA, Canadá e México adotam a mesma variação, de 110 V a 127 V.
No continente europeu, a tensão está praticamente unificada. Os aparelhos elétricos funcionam com 220 V e 240 V. Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia também seguem um só padrão, com tensão de 230 V. E na Ásia, especificamente no Japão, a tensão usada é de 110 V. China, Hong Kong e Índia adotam 220 V.
Fonte: O Estado de S. Paulo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário